Apresentação

A idéia é tornar este blog um ambiente para reflexão e troca de informações, franqueando espaço àqueles que indagam abertamente e aos que questionam silenciosamente.
Sabendo que o mundo corporativo apresenta, diariamente, inúmeros temas para discussão, e que não poucas vezes o administrador se vê forçado a rever a lógica acadêmica e estabelecer novos parâmetros e critérios, pretende-se com esse blog alimentar a controvérsia e auxiliar seus visitantes no encontro de soluções, de forma prática, direta e divertida.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ainda sobre MOTIVAÇÃO

      O que fazer para mudar o futuro?

Nas Escolas.

É preciso repensar a educação como um todo, aproximando-a da linguagem dos jovens e agregando noções mais aprofundadas não apenas de empreendedorismo, mas também de ética, moral e finanças, tanto nas escolas como nas residências.
Anualmente o Governo destina bilhões do orçamento à educação, reconhecendo a importância de tal investimento para a sociedade em curto, médio e longo prazos. Porém não se move diante da pouca efetividade do ensino, preferindo aderir a um formato arcaico de educação que tem o endosso preguiçoso de eminentes especialistas.
Essas autoridades justificam o mau aproveitamento escolar através das lamentáveis condições materiais de ensino; baixos salários dos professores; despreparo profissional e ambiente social e familiar inadequados. Entendem, essas autoridades, a evasão escolar como um sintoma da problemática econômica, que obriga crianças e jovens em idade escolar a encontrarem meios de auxilio financeiro a suas famílias, mesmo que tais meios sejam na criminalidade.
É fato que as más condições materiais são um transtorno para o processo educativo, mas também é fato que o ensino se daria, com qualidade admirável e a despeito de tais limitações, se o prazer de aprender (e viver) determinasse a tônica do movimento pró-estudo. Um aluno motivado à aprendizagem supera barreiras e procura alternativas que o locupletem, estejam onde estiverem. E para motivar esse aluno é preciso entender e agregar a variedade cultural e social que existe dentro do Brasil, pois, diferentemente do método atual, que procura passar os mesmos conceitos através de uma lógica abstrata e intangível, um modelo de educação que agregasse a realidade próxima, inserindo conceitos em um contexto naturalmente identificável, com problemáticas facilmente compreendidas e absorvidas, daria outra dimensão ao processo educacional, tornando-o prazeroso.
Não há dúvida que um novo homem, melhor preparado para a liderança e o empreendedorismo surgiria desse ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário