Apresentação

A idéia é tornar este blog um ambiente para reflexão e troca de informações, franqueando espaço àqueles que indagam abertamente e aos que questionam silenciosamente.
Sabendo que o mundo corporativo apresenta, diariamente, inúmeros temas para discussão, e que não poucas vezes o administrador se vê forçado a rever a lógica acadêmica e estabelecer novos parâmetros e critérios, pretende-se com esse blog alimentar a controvérsia e auxiliar seus visitantes no encontro de soluções, de forma prática, direta e divertida.

sábado, 17 de setembro de 2011

Como se forma um Líder?


Em qualquer meio, seja ele profissional ou social, se promove a educação através da troca de informações e do exemplo, que são seus principais instrumentos. Saber transmitir valores é uma arte que poucos dominam, pois identificar o momento certo para explanar sobre determinado conceito requer sensibilidade e a transmissão da idéia e todas as suas nuances requer cultura superior, além de destacada sabedoria.

A formação de bons líderes está condicionada ao aprendizado adequado, ministrado por pessoas especiais a potenciais especiais. A imagem recorrente de um mestre chinês orientando a formação de um jovem monge exemplifica corretamente o processo, contudo deve-se considerar que apenas os jovens especiais absorverão, não plenamente, os ensinamentos do mestre, restando aos demais a apreensão de resíduos culturais que naturalmente se perderão pela falta de aplicação.

É interessante observar que os inaptos não desenvolverão tais habilidades, mesmo que para isso concorram os melhores mestres. Ao contrário, os especiais a desenvolverão em qualquer momento de suas vidas e a exercerão no nível proporcional aos ensinamentos recebidos e ao discernimento desenvolvido através da experiência.

Portanto, a formação de um Líder é um processo cultural que se dá através do contato e da troca. Está claro que o aproveitamento de tais contribuições é condicionado por uma habilidade natural, um traço pessoal do indivíduo que o distingue dos demais e faz com que exerça com naturalidade a liderança do grupo em que está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário