Apresentação

A idéia é tornar este blog um ambiente para reflexão e troca de informações, franqueando espaço àqueles que indagam abertamente e aos que questionam silenciosamente.
Sabendo que o mundo corporativo apresenta, diariamente, inúmeros temas para discussão, e que não poucas vezes o administrador se vê forçado a rever a lógica acadêmica e estabelecer novos parâmetros e critérios, pretende-se com esse blog alimentar a controvérsia e auxiliar seus visitantes no encontro de soluções, de forma prática, direta e divertida.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como se define um Líder qualitativamente?


Saber conduzir sua equipe a um objetivo estabelecido, apresentando sólida argumentação e compreensão das variáveis é um sinal de boa liderança. Da mesma forma, tomar ações condizentes com uma lógica positiva, calcada na racionalidade, mas que não despreze o apego emocional de seus comandados é uma característica dos bons líderes, que se destacam nas organizações e na vida.

Observa-se, assim, que as qualidades de um Líder não devem ser avaliadas pelo teor de suas idéias, eventualmente questionáveis, mas pela forma como as aplica. As habilidades inatas de um Líder o põem em condição de empunhar qualquer espada, brandindo-a contra os oponentes mais diversos. Neste aspecto Hitler e Gandhi se unem como exemplos de boa liderança, apesar dos perfis e intenções diferentes que os colocam em direções inteiramente opostas. Conclui-se, daí, que cabe à formação ética/moral o modelo primordial a partir do qual as idéias e ações do Líder ganham forma e conteúdo, sendo este um importantíssimo aspecto a ser considerado no processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário