Saber conduzir sua equipe a um objetivo estabelecido, apresentando sólida argumentação e compreensão das variáveis é um sinal de boa liderança. Da mesma forma, tomar ações condizentes com uma lógica positiva, calcada na racionalidade, mas que não despreze o apego emocional de seus comandados é uma característica dos bons líderes, que se destacam nas organizações e na vida.
Observa-se, assim, que as qualidades de um Líder não devem ser avaliadas pelo teor de suas idéias, eventualmente questionáveis, mas pela forma como as aplica. As habilidades inatas de um Líder o põem em condição de empunhar qualquer espada, brandindo-a contra os oponentes mais diversos. Neste aspecto Hitler e Gandhi se unem como exemplos de boa liderança, apesar dos perfis e intenções diferentes que os colocam em direções inteiramente opostas. Conclui-se, daí, que cabe à formação ética/moral o modelo primordial a partir do qual as idéias e ações do Líder ganham forma e conteúdo, sendo este um importantíssimo aspecto a ser considerado no processo educativo.
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